terça-feira, 16 de setembro de 2014

Desafio dos 10 Livros

Eu fui desafiada por uma amiga minha no face a listar dez livros que marcaram algum momento da minha vida. Fiz a lista mais queria falar mais, tipo o que eles marcaram, que diferença eles fizeram, porque eles são importantes. Então vou fazer isso aqui o/
Uma pequena observação, a brincadeira diz pra colocar 10 livros e eu contei séries e trilogias de livros como um livro, porque se fosse dividir isso ai, ia só dar harry potter e fronteiras do universo o/

Ai Segue a minha lista
1. Harry Potter.


O Que falar sobre Harry Potter? Quem me conhece sabe que eu amo essa historia, foi o primeiro livro grande que eu li, me fez conhecer muitas pessoas, muitos amigos pela net que moram longe inclusive a pessoa que me desafiou pra essa brincadeira, eu viajei pra outro estado por causa dele, eu aprendi a apreciar o mundo maravilhoso da leitura por causa dele e foi um livro que me ensinou sobre amizade, muitos dos valores e de como ser amigo eu aprendi ai.

2- As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis



Crônicas de Nárnia, acho que é a única historia de fantasia inspirada em Deus aceita pelo vaticano, essas crônicas são uma lição de vida, amizade e bondade. Nesses historias eu vi a representação do Deus que eu acredito, um justo, amoroso e de bom coração. 


3- O Menino Maluquinho - Ziraldo


Eu não sei o que falar sobre esse livro, meu apelido na faculdade era Potter ou Menina Maluquinha. Esse foi o primeiro livro que eu li, eu lembro quando a mamãe trouxe ele pra mim, era a versão pequena de bolso, eu lia e re-lia esse livro e eu queria ser que nem o menino maluquinho, feliz e livre, e eu fui, eu sou, tento não me importar com o que as pessoas vão pensar se eu fizer algo que eu queira, gosto de brincar, de correr, sou valente principalmente se mexerem com meus amigos. Um pouco de maluquinho deixa o mundo mais colorido e eu tento lembrar disso todo dia.

4- Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas


Esse foi um dos primeiros livros de Adulto que eu li, eu digo livro de adulto, porque ele tem capa dura e é uma historia clássica. E cara foi uma das melhores decisões que eu já tomei, eu adorava os filmes que passavam na TV, e quando eu li o livro, eu vi o quanto os filmes eram uma porcaria kkkkk, Esse livro tem romance, drama, lutas, guerras, medos, eu acho que o que eu mais gostei deste livro é como ele mostra o medo do D'artagnan porque, ele tem MEDO no livro, tipo de tremer de medo mesmo, de se sentir incapaz de se mover, agir e fazer alguma coisa, e mesmo assim ele é um herói na historia ele supera e enfrenta o medo. Não que ele seja um covarde na historia, não, mas no livro ele é humano e humanos sentem medo, mas nem por isso deixam de lutar.

5- O Labirinto - Kate Moss


Esse livro eu comprei pela capa. Sim, eu faço isso, compro livro pela capa sim. E foi uma descoberta maravilhosa, pouca gente conhece esse livro. Ele tem uma historia fascinante, duas bravas mulheres, vivendo em épocas diferente mas que tem suas historias cruzadas. É um livro fantástico, foi um livro que me senti assistindo um filme, de ação, suspense, mas era um livro saca, eu não sei explicar o que eu senti, mas foi uma sensação nova. É como se nos outros livros eu tivesse lá com os personagens, mas fosse só um figurante vendo a ação, mas nesse livro eu me vi lá eu era ela saca, tanto que quando me lembro desse livro eu não lembro da historia eu me lembro da cena comigo lá como se fosse uma lembrança minha. Sei lá esse livro me fez sentir isso, não sei explicar.

6- O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson


Outro livro que o filme não chega nem perto do dedinho do pé do livro, assistir umas três versões desse livro em filmes, depois que fui ler o livro e eles não conseguiram passar o mais importante da historia, porque nos filmes o monstro é retratado como uma criatura, um monstro, um homem deformado, mas o grande X da historia ou pelo menos foi o que eu senti quando li, é justamente que o monstro é um homem normal, nem feio, nem bonito, sem nenhum defeito físico ou nada maior que chame a atenção, mas ele é tão mal, que as pessoas quando passam perto dele sentem a maldade, sentem um asco, uma vontade de se afastar e não sabem o porque, esse é o X da historia, o mal pode ser qualquer um e as vezes a gente até sente, mas não da importância a intuição.

7- O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry


Esse pequeno livro, tem tanto conteúdo que nem tem como falar dele, eu li ele a pouco tempo um ano ou dois, e a historia dele me ajudou a lidar com a morte da Marly, as frases de efeito que a gente vê na internet perde um pouco do valor se você não conhece a historia, porque é a vida vista pelos olhos de uma criança, e a sabedoria de uma criança é simples e certeira.

8- O Guia do Mochileiro das Galaxias - Douglas Adams

Esse é um dos livros mais loucos que já li, nunca me passou pela cabeça que algo assim existisse, quando eu li fiquei em choque, são livros pequenos mas com tantas sacadas sabe, tantos 'cara, a vida é mais que isso, amanha seu planeta pode ser destruído pra construção de uma via expressa intergaláctica, então se joga, pegue carona numa espaçonave e vá conhecer pessoas loucas em outros lugares'. O Marvin é um show a parte uma sátira perfeita pras pessoas inteligentes e infelizes, Marvin o robô depressivo por ter o cérebro do tamanho de um planeta mas só ser usado pra abrir e fechar porta, é cômico e trágico, porque quanta gente você conhece assim? Que tem um potencial enorme mas que ta numa função abaixo da capacidade dele, como essa pessoa pode ser feliz?
Esse livro me fez pensar no quanto nos somos pequenos comparados ao universo e ainda assim como somos e podemos ser grandes.

9- Trilogia Fronteiras do Universo - Philip Pulman

Esse livro é meio que o oposto das cronicas de nárnia, Ele coloca o poder da igreja em Xeque, é uma critica muito bem escrita sobre isso, e ti faz pensar, amo livros que além de uma ótima historia me faz pensar, refletir e esse livro faz isso. E eu digo é meio que o oposto porque nárnia não fala de igreja fala sobre Deus e o Pulman, fala contra a igreja, a manipulação das massas, enquanto Nárnia é aceito pela igreja, essa trilogia não pode nem chegar perto. Mas possuí uma historia fantástica, eu tenho que re-ler esses livros porque eu li tem mais de sete anos eu acho. Esse foi o primeiro livro que li que eu realmente entendi o significado de sacrifício por um bem maior, desistir da coisa mais importante porque é o certo a se fazer, isso é difícil.

10- Paz Guerreira. O Caminho das Dezesseis Pétalas - Talal Husseini

Paz Guerreira foi um livro que li recentemente, acho que tem uns dois meses, três no máximo, e foi um livro que me deixou em choque no final, porque eu não esperava mesmo o final daquele jeito, incrível. A Historia fala sobre ser um heroi, acompanhar um jovem rapaz herdeiro do trono, mas que tem que lutar pra conseguir o trono que fui usurpado, pra isso ele passa por um treinamento enquanto se prepara pra guerra, que tem dezesseis etapas, dezesseis virtudes que ele precisa aprender e manter pra ser um grande homem e governante, humildade, admiração, força, liderança, obediência, nobreza, honra, cavalaria, retidão, coragem, respeito, regulamento, paciência, valor, determinação, destino. Cada virtude é ensinada ao personagem no decorrer do livro, mas não de forma massante, a historia é muito bem escrita, me ajudou muito a encontrar força em mim mesma pra enfrentar meus receios e medos que tenho tido nesse meio tempo.

Esse são meus 10 livros, e eu realmente queria falar um pouquinho sobre cada um deles coisa que não da pra fazer no face, vide o tamanho deste post. No face, você tem que marcar dez pessoas pra fazer a brincadeira, eu marcaria dos blogs que eu sigo Pra Todas as Horas, O Amor de Alice mas se você quiser fazer também fique a vontade e deixa um comentário com o link pra eu poder ver sua lista também ^^