sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Definições De Amor

Cara eu tava aqui em casa sem fazer nada e tive uma vontade de ler as definições para amor e o que não falta é definições de amor:

”Conteúdo Retirado do wikipédia vide link no final do texto:

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc.

Há diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).

O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.

O amor em Platão é falta. Ou seja, o amante busca no amado a Idéia - verdade essencial - que não possui. Nisto supre sua falta e se torna pleno, de modo dialético, recíproco. Nem de longe é a noção de amor covarde que nunca se realizará.
Platão compara-o a uma caçada (comparação aplicada também ao ato de conhecer) e distinguia três tipos de amor: o amor terreno, do corpo; o amor da alma, celestial (que leva ao conhecimento e o produz); e outro que é a mistura dos dois. Em todo caso o amor, em Platão, é o desejo por algo que não se possui.

Amor Original

Por que você me ama? Porque você permitiu. Essa frase remete ao mais simples mecanismo de reciprocidade e lealdade, se um pergunta ao outro a razão de seu sentimento de amor em direção a ele, a resposta só poderia ser essa. A razão do sentimento de amor em direção à outra pessoa recaí na própria pessoa amada, que em seus gestos, palavras, pensamentos e ações conferiu permissão a que a outra pessoa ou ser - podendo até ser um animal de estimação - o dedicasse aquele sentimento de amor.

Eros

Representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.
Ao contrário vem a Psique, que representa o sentimento mais espiritual e profundo.

Pragma

Pragma (do grego, "prática", "negócio") seria uma forma de amor que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer.

Philia

Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido.

Storge

É o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atração física não é o principal. Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranqüilos e afetuosos.

Paixão

A paixão é um forte sentimento que se pode tomar até mesmo como uma patologia provinda do amor. O indivíduo tende a ser menos racional, priorizando o instinto de possuir o objeto que lhe causou o desejo.

Amor Interpessoal

O Amor Interpessoal se refere ao amor entre os seres humanos.

Mais definições de amor e explicações no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor

‘’

Ou seja em qualquer forma ou definição, o amor é um sentimento pelo qual vale a pena lutar se estás preparado para te-lo se não segui-se em frente e tenta não pensar no assunto mais o amor ou a paixão não se pensa, se sente por isso é tão complicado ter controle sobre esses sentimentos.
E o que não tem remédio remediado está, então se vai em frente luta por ele alguns tem a sorte de terem saído ‘vitoriosos’ dessa luta terem conseguido amar e ser correspondidos outros não tiveram a mesma sorte mais essa é uma luta que se perde porém mais cedo ou mais tarde se luta de novo na esperança de dessa vez ‘ganhar’.
Mais lutar de novo requer coragem, coragem de se machucar de novo, de se entregar de novo, de se perder de novo e coragem pra enfrentar o possível risco de não conseguir se encontrar de novo.

Mais Falar é fácil, difícil é fazer,
Porém o mais difícil ainda é encontrar um Amor que valha a pena o fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário