domingo, 8 de dezembro de 2013

Porque se deixar cativar?


"A Gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar" -
Antoine de Saint-Exupéry

Ontem eu conheci um senhor de 95 anos e vou falar de uma reflexão que tive após conhecê-lo.
Nós conversamos por menos de uma hora, uma figura ele, me falou um monte de coisas, coisas que ele aprendeu, algumas que ele viveu, e o que algumas pessoas pensavam sobre ele. O ponto é que esse senhor me marcou e talvez eu nunca mais encontre ele ou talvez o encontre amanha, mas eu sei que no dia que eventualmente ele não estiver mais por aqui eu vou sentir muito. 
E ai o ponto de reflexão, por que nos deixamos cativar, tão simples, tão rápido, se em algum momento essa pessoa vai partir? Mas ai você pode pensar eu não sou assim, eu não me deixo cativar tão fácil, pode ate ser, mas pelo menos uma pessoa na sua vida te cativou de uma forma rápida e inesperada. 
Então por que se abrir a possibilidade óbvia de sofrer, por uma perda repentina ou a do simples afastamento? Eu digo óbvia por que as pessoas que amamos vão embora, às vezes por escolha, às vezes pelo ciclo da vida. Então porque se permitir essa abertura que vai trazer sofrimento e eventualmente um vazio no peito que nunca será preenchido?
Eu respondo através de alguns dos vazios que eu tenho no peito. Porque é a vida e se focarmos só na perda realmente não vamos querer que as pessoas entrem para depois ir embora, mas não é só isso que acontece, cada pessoa que a gente deixou entrar e que nós cativou deixou uma parte delas conosco, uma parte que só esta com a gente e ninguém mais, as boas lembranças, as palavras sábias, as brincadeiras, os sentimentos que tivemos ao conviver com essa pessoa é por isso que nos deixamos cativar, e é por isso que dói tanto, no momento que sabemos que não iremos mais compartilhá-las com aquela pessoa.
Mas ainda assim vale a pena cada momento passado com essas pessoas que entram e acabam por fazer parte das nossas vidas.

"Tu te tornas eternamente responsável por aqueles que cativas." -
Antoine de Saint-Exupéry

3 comentários:

  1. Nossa que lindo e profundo. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo e profundo. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. E como vale minha amiga =)
    Posso me arrepender de uma coisa ou outra, mas jamais de ter entrado ou ter deixado as pessoas entrarem em minha vida. Cada um tem algum papel importantíssimo na nossa caminhada!

    Beijos

    ResponderExcluir